A carga que trazemos às costas

sábado, 23 de setembro de 2017

Estamos no mês de regresso às aulas e parece-me pertinente que falemos de mochilas escolares, essas grandes queridas que a cada ano que passa corroem os elos da coluna de miúdos e graúdos!
Sabiam que a carga das mochilas não deve exceder 15% do peso corporal da criança? O que trocado por miúdos (que belo trocadilho) significa que uma criança com 30 kg não deverá carregar uma mochila com mais de 4,5 kg.  Avaliando pelas mochilas dos meus sobrinhos acho que as crianças de hoje serão adultos com dores de costas.



Vamos aprofundar a temática avaliando 3 diferentes gerações e respetivas lombalgias, perdão, mochilas!

A minha geração (1) usava, com satisfação, a mochila do irmão ou da irmã mais velhos comprada no ano de 1543. No fim do ano os livros tinham de estar imaculados para que pudessem ser utilizados pelo irmão mais novo, o primo que reprovou ou o vizinho que com 19 anos ainda andava no 1º ciclo. Não tínhamos 234 livros e 724 cadernos de atividades mas ainda assim pesava bastante, principalmente porque íamos para a escola a pé. Tínhamos um sentido de missão e uns pais danados que não nos permitia vir com queixinhas dos colegas, quanto mais do peso dos livros. Se a mochila fosse nova (Ahhh, que sensação única!) íamos para a escola a dançar enquanto fazíamos piruetas e mortais à retaguarda.

Na geração seguinte (2) os miúdos começaram a ser levados para a escola de carro porque "coitadinhos, os perigos, as costinhas, o drama e mimimi" e as mochilas tinham de ser aquelas tipo da moda que todos os miúdos tipo fixes tipo tinham caso contrário os pais teriam de suportar um calvário de gritos,dor e drama até à escola. Os livros esses eram cada vez mais (e mais pesados!).

Na geração atual (3) os miúdos carregam 752 livros nas suas costas, mais a lancheira com 26 refeições para o dia todo, mais uma bolsa para cada dispositivo eletrónico, mais 2 litros de água porque os miúdos podem desidratar, mais roupa extra e um kit de sobrevivência na selva. Portanto, serão adultos com 7 hérnias de disco e uma cifose acentuada. Obviamente que continuam a ir para a escola de carro, mas entre aulas e AECs carregam as mochilas de lado para lado. O melhor mesmo é comprar uma mochila de campismo e deixar os miúdos na escola de um dia para o outro. Poupam-se as costas e as deslocações!



Enviar um comentário

Os mais lidos

Dimples Blog © . Template by QUINN CREATIVES .